sobre o projeto

Desafios do combate ao trabalho infantil no Brasil atual.

O site Meia Infância é um projeto da Repórter Brasil em parceria com a Fundação Telefônica, parte da campanha “Trabalho infantil e adolescente: é da nossa conta!”. A cada semana, até o fim do ano, serão publicadas reportagens discutindo um aspecto diferente do problema.

O Brasil passou por relevantes mudanças socioeconômicas nas últimas décadas, mas não se livrou de uma das maiores mazelas de sua história: o trabalho infantil. Longe disso. São 3,6 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalhando em todo o Brasil, segundo a última estimativa feita pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, em 2011.

Na avaliação de pesquisadores que acompanham o tema, o ritmo da redução do trabalho de crianças e adolescentes estagnou. Ainda é expressiva a exploração de menores de 14 anos, para quem qualquer tipo de trabalho é proibido, e a maioria dos adolescentes empregados ainda é submetida a atividades perigosas ou degradantes, proibidas segundo a legislação brasileira.

O problema se manifesta no trabalho pesado do campo, no emaranhado de serviços das zonas urbanas e nas casas das famílias que exploram o trabalho infantil doméstico. Acontece na informalidade, sob o olhar da sociedade e por vezes até mesmo com a conivência do Estado, em contradição com a legislação brasileira.

O Brasil cresce e tira milhões da pobreza, mas não há desenvolvimento sem respeito aos direitos humanos. Enquanto a sociedade não confrontar os exploradores, o trabalho infantil é reinventado e a história se repete.

Para traçar o perfil do trabalho infantil na sociedade brasileira atual, a Repórter Brasil, em parceria com a Fundação Telefônica, lança uma série de reportagens com as últimas atualizações e debates sobre o tema.