Infografia: Trabalho infantil no Brasil

Baseado nos dados do censo do IBGE de 2000 e 2010, este infográfico abaixo mostra que a questão do trabalho infantil está longe de se resolver no Brasil.

Num período de 10 anos, houve aumento do trabalho de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos na maior parte dos estados da região Norte e Centro-Oeste – o destaque negativo ficou para o Amapá, que aumentou em 67% o índice de trabalho nessa faixa etária, o que dá quase 5000 crianças e adolescentes a mais trabalhando no estado do extremo norte do Brasil.

Por outro lado, nos estados do Nordeste houve redução em todos, com destaque para o Piauí, que baixou consideráveis 30% o número de crianças entre 10 e 17 anos trabalhando. São 36 mil crianças a menos trabalhando no estado.

 

41 thoughts on “Infografia: Trabalho infantil no Brasil

  1. Pingback

  2. Estou em busca de entender melhor a situação da criança e adolescente no Brasil frente ao trabalho infantil e outras violências. Com certeza, só podemos encontrar respostas no momento em que nos dispomos à leitura e nesta busca por sites responsáveis, este eu gostei e vou acompanhá-lo no FB. Sei que não posso fazer muito e ao mesmo tempo acredito que estar compartilhando notícias à respeito, opinando, incentivando pessoas, me faz feliz. Tive oportunidade de participar de eventos frente ao enfrentamento à violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes e sei bem os problemas. Obrigada!

  3. Pingback

  4. Pingback

  5. Pingback

  6. Pingback

  7. Pingback

  8. Pingback

  9. eu quero saber um escrito importante sobre o mundo inteiro trabalho infantil para uma reportagem

  10. Pingback

  11. eu espero que com isso todos possam ver um pouco da realidade infantil e tudo o que eles passam

  12. eu so natalia morro em picui pb tenho 11 anos e eu nao me conformo em ver todo isso que essas crianças passam por isso que todos nos temos que nos jutar para podermos ajuda-los.

  13. É inacreditável que, em pleno século XXI, o homem continue insensível à essa situação lamentável.

  14. Essa mazela que assola o país e, certamente, constitui vergonha para a sociedade brasileira, exige uma discussão aprofundada em todos os segmentos da sociedade. Inclusive a sociedade civil organizada e as entidades classistas. Sobretudo, no ambiente escolar, em séries amadurecidas. O problema não é pontual. Passa por um leque de questões de natureza ética e de gestão. Esse momento, de profundo repensar pelo qual passa a sociedade, se manifestando contra as arbitrariedades e as incongruências existentes nesse Estado, constitui um importante momento para se discutir a questão. Ou a sociedade, assume uma forte postura de enfrentamento contra a corrupção e os corruptos, ou do contrário, tudo apenas se reinventa e se repete, pois a corrupção vergonhosa nesse país, é o grande câncer que debilita a nação e o organismo público. Corrupção deve ser crime hediondo, para o bem das crianças, dos adolescentes, adultos e a nação brasileira.

  15. Queria saber depoimentos de trabalho infantil e o que as ONGs tem feitos para ajudar.

    • aqui em SP tem crianças de 7 anos que trabalha que a mãe obrigada, eu mesmo ja vi que uma mãe façou para o filho que se não ganhasse dinheiro para ela ela ia bater nele com u ferro

  16. Acredito que esses números de crianças diminuam mais, pois, na minha opinião, lugar de criança não é trabalhando e sim estudando.

  17. na sociedade de hoje já não deveria mais ter exploração infantil,as crianças deviam estar estudando para ter um futuro melhor para não haver mais tanta pobreza no brasil.

  18. se a criança passa necessidades,deixa ela trabalhar ,ou se ela quer ser independente e ganhar seu próprio dinheiro.

  19. Hoje em dia em nosso país não ter exploração infantil, as crianças precisam estudar para ter um futuro garantido mais pra frente, mas alguns jovens de 15,16 anos já começam a querer seu próprio dinheiro e começam a trabalhar cedo. Sendo assim noa vejo exploração.

  20. mesmo que os números de crianças tenha baixado é triste saber que tenha muitas crianças trabalhando.mas os resultados são de grande importância.

  21. O trabalho escravo infelizmente é uma realidade que persiste em perseguir, apesar de toda nossa modernidade. Já parou pra pensar, qual o motivo de se acreditar nessa realidade? Muitos pais são obrigados a colocarem seus filhos nas ruas, como vendedores ambulantes para sustentar a família e poder ter o mínimo de conforto.

  22. Ótimo infográfico e ótimo site.
    O trabalho infantil nas ruas ou em empresas, lojas, etc (10 a 14 anos) é algo que deve acabar e rápido, pois nessa idade ainda não é necessário uma responsabilidade tão alta assim, mas trabalhos de casa como lavar a louça, arrumar a casa, varrer, entre outras coisas podem sim ser aplicadas.
    Já de 15 a 17 anos se não trabalha para ganhar dinheiro, o minimo que se deve fazer é arrumar tudo em casa,mas o trabalho ajuda e muito não só no dinheiro mas a formar caráter.
    E a taxa de trabalho não pode continuar aumentando assim no norte, algo tem que ser feito.

  23. No mundo de hoje não era para haver mais exploração infantil,as criança deveriam estudar para garantir seu futuro para que futuramente eles possam ter uma vida melhor e diminuir a pobreza no brasil.

  24. “É inacreditável como o ser humano é capaz de tirar aquilo que uma criança mais precisa, uma infância.”

  25. Bom, o trabalho infantil não é algo novo e não é algo que vamos nos livrar tão rápido, é difícil acreditar que no mundo de hoje, com tantas pessoas desempregadas, as pessoas coloquem crianças para trabalhar forçadamente. Muitas perdem sua vida, sua infância para trabalhar porque os pais ou alguém as obrigam

  26. Bom,nos tempos que estamos vivendo ainda há muitas crianças sendo escravizadas…Muitas trabalha e não vê o seu próprio dinheiro,muitas delas perder o estudo para poder trabalhar para ter oque comer,sera que isso ainda vai acabar?espero que sim,pois é bem difícil sair e vê que nas ruas tem crianças que esta em sinais pedindo dinheiro para ter oque comer…Mais enfim espero que um dia isso possa acabar.

    Andressa Aparecida de Campos nº01 serie: 1ºE

    • Nos dias de hoje,são comuns ver crianças ser escravizadas,passamos pelas ruas,sinal,etc e criança tentando ganhar dinheiro para conseguir seu próprio alimento e tem muitas crianças que não estuda não tem um futuro pela frente,pois eu acho que isso deveria acabar,não concordo com crianças na rua…

      Jaiane Silva nº16 serie:1°E

  27. O trabalho escravo infantil, sempre foi e ainda é muito visto nos dias atuais, a maior parte das crianças perdem a infância e a dignidade, pois precisam trabalhar muito cedo para ajudar sua família, acabam não podendo frequentar uma escola e perdem umas das melhores fases da vida.

  28. Trabalho infantil de 10 a 14 anos na minha opinião é só em ajudar nos serviços domésticos, agora de 14 a 17 anos deve ter o direito de escolher em trabalhar ou não, sem esquecer os estudos, com a total responsabilidade nos estudos e no trabalho.

  29. O trabalho infantil mesmo sendo uma das piores coisas que exitem, ainda assim é muito frequênte, em alguns países o próprio governo autoriza isso, uma vergonha para o mundo!

  30. Por que em alguns estados houve aumento mas em outros diminui o numero? a fiscalização tem que ser rigorosa em todos os estados e cidade. Também tem a necessidade de cada família , por isso o governo tem ajudar essas famílias para que não haja o trabalho infantil.

  31. alguns casos são estremos , como crianças de 10 a 14 anos . Como um pai pode tirar o direito da criança de se divertir enquanto pode, tirar sua infância . alguns casos sabemos q é por necessidade as vezes a família n tem condições e poucas oportunidades de trabalho , assim nos paramos pra pensar um pouco o pode se passar na vida dessas crianças, como elas podem reagir a essa pressão

    “trabalhar ou passar fome” as vezes é necessário e algumas pessoas deveriam parar e pensar.

  32. tudo isso é uma vergonha para a sociedade brasileira, as crianças são as nossas esperanças e é isso que essas pessoas insensíveis fazem , na minha opinião os numeros sobre o trabalho infantil são mais altos nos lugares mais pobres mais ainda sim não consigo pensar em alguma justificativa para poder entender o que leva os seres humanos a estragar a infancia e a vida de pessoas tao inocentes é lamentável .
    Vanessa Lima 1° E n°36

  33. Trabalho infaltil é crime, se os pais da criança não tem condições para sustentar seu filho, devem procurar um conselho tutelar , um orfanato, e não colocar seu filho para trabalhar, primeiro que se os pais não tem condições de criar um filho e sustentar , não deve colocar uma vida no mundo, não basta só ter amor por um filho , pois o amor não vai alimenta-lo.